quarta-feira, 30 de julho de 2008

A TORRE FORTE



"Torre forte é o nome do Senhor; a ela correrá o justo,
e estará em alto refúgio". (Provérbios 18:10).

Na hora do desespero as pessoas recorrem ao que: a bebida, a droga, a muitos caminhos tortuosos que lhe parecem bons, mas que de nada adianta, nem mesmo uma religião.

O ser humano tem tentado se refugiar em alguma coisa. Qualquer coisa que lhe parece palpável naquele momento ele abraça, mas a Bíblia diz que o justo, o cristão tem seu lugar certo para se abriga e refugiar. "Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia". (Salmos 46:1).

Quando falta o pão, quando há desavenças no lar, quando há batalhas intensas, quando a injustiça é feita contra nós, quando estamos tristes, quando temos tribulações – Deus é a nossa Torre Forte! "O Senhor é a minha força e o meu cântico; e se fez a minha salvação". (Salmos 118:14).

Muitas vezes nós somos abalados, porque deixamos de nos refugiar em Deus, porque deixamos de buscar ao Senhor. Contudo se recorremos a Ele com certeza encontraremos segurança e conforto. Deus não nos prometeu vida fácil, mas nos prometeu refúgio e proteção "Eu, porém, cantarei a tua força; pela manhã louvarei com alegria a tua misericórdia; porquanto tu foste o meu alto refúgio, e proteção no dia da minha angústia". (Salmos 59:16). O que nós temos no mundo são inimigos, a começar muitas vezes pela nossa própria casa. E sabemos que a Bíblia diz que devemos amar nossos inimigos, então vamos começar a amar os parentes.

Quando fazem injustiça contra nós, a nossa emoção fica abalada, mas Deus é o nosso auxílio presente. O Senhor é longânime e aguarda com paciência que O busquemos. Por isso temos que estar certos que quando não conseguimos resolver sozinhos as nossas dificuldades precisamos encontrar fé suficiente para deixar tudo em Suas mãos.

Quando alguém fala mal de você o que você faz? Revida? Normalmente queremos resolver estes assuntos da nossa maneira, mas não devemos agir assim. Devemos entregar a Deus. O crente não tem que se defender ou tirar satisfações com ninguém por amor a Deus. A nossa tarefa é temer ao Senhor. Se somos mais do que vencedores, temos que agir como tal.

O cristão pode cair? Certamente que pode! "Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia". (I Coríntios 10:12). Mas se cair, contudo, não permanecerá caído, não fica triste, isto é incredulidade! Não temos motivos para nos abalar ou permanecer abalados, pois somos peregrinos aqui e é por pouco tempo que aqui ficaremos, em breve estaremos com Cristo, naquela Mansão que foi nos preparar. "Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar". (João 14:2). E então voltará novamente para nos buscar "E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também". (João 14:3).

Sou fraco, mas Deus é forte! A igreja pode ser fraca, mas Deus é forte! Leve tudo a Deus em oração, por meio de Jesus. Leve suas preocupações, sua incredulidade, sua falta de determinação. O Senhor pode resolver qualquer problema, não importa sua dimensão. Ele pode resolver a questão mais difícil que surja em nossa vida. "Mas para mim, bom é aproximar-me de Deus; pus a minha confiança no Senhor Deus, para anunciar todas as tuas obras". (Salmos 73:28).

Pode haver questões em nossa vida que venha até nos tirar o sono à noite, mas devemos orar e entregar a Deus. Satanás é senhor em colocar tribulações em nossas vidas, mas Deus é Senhor em resolvê-las. Então devemos estar sob a proteção de Deus e entregar tudo para que Ele solucione para nós "Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos". (Filipenses 4:4). O problema pode ser imenso, mas Deus ainda assim é maior!

Preparado por Daniel Borges 13/03/2005

terça-feira, 29 de julho de 2008

O QUE DEUS QUER DE NÓS?


Andei por estes dias com esta pergunta povoando os meu pensamentos. O que Deus quer de nós? Busquei respostas em vários lugares e pessoas. Nada me convenceu até que a sabedoria que tanto evoquei de Deus me invadiu.

A resposta é simples. Deus quer apenas que vivamos sob seus ensinamentos, aqueles propostos pelo Mestre Jesus quando esteve entre nós. O Senhor quer que ao nos aproximarmos da vivência do Evangelho façamos apenas a vontade de Deus, e que assim a obra de Deus se complete em nossas vidas.

Não adianta não. Tenho visto tanta gente colocar seus interesses e promoções pessoais no mesmo altar em que coloca o Senhor. Da mesma maneira que se justificam no Senhor para tudo. Fazem Deus de "escada" ao invés de fazer Deus de "escudo". Lamento tanto isso.

O mais engraçado é que as pessoas acabam por se convencer que estão fazendo o certo em nome de Deus. E tudo é assim....certo. Se colocarmos, ou melhor se envolvermos, o nome de Deus em nossos atos estes mesmos atos se tornam legítimos , acertados. Em verdade vos digo....Nem sempre é assim. Deus tudo olha, Deus tudo vê...e cada vez que utilizamos nosso livre arbítrio para administrarmos a nosso favor os equívocos cometidos em nome de Deus, pecamos.

Não se trata apenas de errar o alvo. Trata-se de enxovalharmos a palavra de Deus e ferir de morte o santuário que Ele nos entregou para que tomássemos conta, com cautela e desvelo.
Devemos sempre aprofundarmos a busca dentro de nós mesmos para com fiel e puro coração entendermos o que Deus quer de nós. As realizações devem ser erguidas para honra e glória do Senhor.
A busca da palavra reta! A busca a palavra firme, definitiva. Sem titubeio, sem dúvida, sem conveniência. É assim a palavra de Deus e é assim que Ela deve entrar em nossos corações.
O que hoje é de um jeito e amanhã de outro jeito, o que hoje tem um significado e amanhã tem outro, o que hoje é importante e amanhã deixa de ser, definitivamente não traduz a vontade de Deus. Traduz a vontade do homem imperfeito que por ser humano e pecador não sabe o que quer. E não sabendo o que quer, se usa do nome de Deus em vão.
Deus quer de nós a palavra reta. Doa a quem doer, mas a palavra reta.

Que seja sempre feita a vontade de Deus. Nunca a nossa vontade em nome de Deus.
Denny Carvalho

domingo, 13 de julho de 2008

ENTREGUE-SE POR INTEIRO


Bem-aventurados os que guardam as Suas prescrições e O buscam de todo o coração. Sal. 119:2.


Felicidade não é apenas seguir à risca as prescrições divinas enquanto as pessoas vêem. Não se trata de viver para agradar os seres humanos, chamem-se estes: igreja, família ou sociedade.


Não basta cumprir tudo. É preciso fazê-lo “de todo o coração”. Esteja onde estiver. Em público ou em privado. O que importa não é só a opinião dos outros, mas a opinião divina.

O relacionamento que Deus deseja ter com você é um relacionamento pessoal de pai e filho. Você é um ser humano, com sentimentos e consciência. Não é uma simples máquina programada para movimentar-se. Se o fosse, Deus seria apenas um fabricante. Mas você é um filho amado. Ele não espera que a máquina funcione corretamente. Ele anseia que o filho amado lhe entregue o coração e seja feliz. Suas prescrições não são simples recomendações. São segredos, dicas, que funcionaram na vida de muita gente e pode também funcionar na sua.

Quando você entrega o coração a Deus, entrega-Lhe o ser inteiro e vive para Jesus. O resultado é que você é feliz. Ao seguir os conselhos divinos, seus pés não tropeçam, suas decisões são acertadas, suas posições seguras, seus relacionamentos prósperos e sua vida abundante e completa.

É tão simples assim? É, sim. Somos nós que complicamos as coisas simples de Deus. Adentramos nos labirintos do raciocínio, da filosofia, da incredulidade, do cepticismo cruel ou da dúvida existencial e nos perdemos na escuridão dos nossos medos, complexos e traumas, até ficarmos definitivamente presos aos nossos próprios fantasmas.

Perdemos a capacidade de amar. Não amamos a Deus, nem a nós mesmos, e muito menos aos que nos rodeiam. Fingimos que amamos. Brincamos de amor, mas vivemos cada vez mais vazios. Deus não quer isso. Eis a razão porque tenta conquistar o seu coração. Servi-Lo de “coração” é servi-Lo por inteiro, sem divisões nem mesquinhez. Um ser dividido não tem a mínima condição de ser feliz.

Antes de começar mais um dia na sua vida, repita para si: “Bem-aventurados os que guardam as Suas prescrições e O buscam de todo o coração.”

sábado, 12 de julho de 2008

A LEI DO AMOR


O amor resume a doutrina de Jesus toda inteira, visto que esse é o sentimento por excelência, e os sentimentos são os instintos elevados à altura do progresso feito. Em sua origem, o homem só tem instintos; quando mais avançado e corrompido, só tem sensações; quando instruído e depurado, tem sentimentos. E o ponto delicado do sentimento é o amor, não o amor no sentido vulgar do termo, mas esse sol interior que condensa e reúne em seu ardente foco todas as aspirações e todas as revelações sobre-humanas. A lei de amor substitui a personalidade pela fusão dos seres; extingue as misérias sociais. Ditoso aquele que, ultrapassando a sua humanidade, ama com amplo amor os seus irmãos em sofrimento! ditoso aquele que ama, pois não conhece a miséria da alma, nem a do corpo. Tem ligeiros os pés e vive como que transportado, fora de si mesmo. Quando Jesus pronunciou a divina palavra -amor, os povos sobressaltaram-se e os mártires, ébrios de esperança, desceram ao circo.


Estai atentos, pois que essa palavra ergue a lápide dos túmulos vazios, revela às criaturas deslumbradas o seu patrimônio intelectual. Já não é ao suplício que ela conduz o homem: conduz-lo à conquista do seu ser, elevado e transfigurado. O sangue resgatou o Espírito e o Espírito tem hoje que resgatar da matéria o homem. Disse eu que em seus começos o homem só instintos possuía. Mais próximo, portanto, ainda se acha do ponto de partida, do que da meta, aquele em quem predominam os instintos. A fim de avançar para a meta, tem a criatura que vencer os instintos, em proveito dos sentimentos, isto é, que aperfeiçoar estes últimos, sufocando os germes latentes da matéria. Os instintos são a germinação e os embriões do sentimento; trazem consigo o progresso, como a glande encerra em si o carvalho, e os seres menos adiantados são os que, emergindo pouco a pouco de suas crisálidas, se conservam escravizados aos instintos. O Espírito precisa ser cultivado, como um campo. Toda a riqueza futura depende do labor atual, que vos granjeará muito mais do que bens terrenos: a elevação gloriosa. E então que, compreendendo a lei de amor que liga todos os seres, buscareis nela os gozos suavíssimos da alma, prelúdios das alegrias celestes.