terça-feira, 24 de junho de 2008

PRECISAMOS COMBATER A HOMOFOBIA NO DIA A DIA

Hoje vivi uma situação incrível. Daquelas que traduzem bem esta expressão." Difícil mesmo de crer".
Ouvi um Pastor dizer em alto e em bom som que a campanha dos fundamentalistas religiosos contra a PCL 122, que criminaliza a homofobia, tem apenas um objetivo.
O objetivo, segundo ele, seria o de garantir o direito dos pastores evangélicos a liberdade de expressão. E liberdade de expressão para ele é, novamente segundo ele, poder chegar em uma praça pública e gritar que "homosexualidade é pecado".
Ao ouvir esta afirmação confesso que não consegui segurar. Até por que o referido pastor, que não digo o nome unicamente porque não sei, se manifestou desta forma exatamente em um curso para lideranças religiosas promovido pela Escola de Serviço Social da UFRJ cujo tema é: Religião e Diversidade de Gênero.
Olha, como não deu para engolhir, tive que retrucar de forma viemente e afirmar o que já afirmei neste blog em outras ocasiões: A tradução da palavra pecado em grego é, ERRAR O ALVO e o ALVO é o AMOR. Quando erramos o alvo do amor estamos pecando. A Bíblia não nos fala que acertar o alvo é o amor entre os diferentes e que errar o alvo é manifestar o amor entre iguais.
Errar o alvo do amor é pecar. Se amarmos ao outro como a nós mesmos não pecamos.
É impressionante como a homofobia se traveste de varias formas. Este pastor, em outra ocasião afirmou que cada vez que os homosexuais lutarem pela igualdade entre as diferenças vão surgir manifestações de violência, que se a PCL 122 for aprovada será uma guerra.
Nesta ocasião afirmei que já vivemos em guerra, quando muitos homosexuais estão morrendo por conta da intolerância. Já vivemos em guerra, quando aqueles que ajem em nome de Deus na clandestinidade, se esgueirando nas sombras e no anonimato para agredir, espancar, ofender e até matar pessoas, unicamente por serem homosexuais, ou lésbicas, ou travestis, ou transsexuais vivem sua vida dupla, posando de guardiãos da moral e da fé cristã.
Não compreendo como deturpam os ensinamentos do Mestre. Quando deviam proclamar o amor e a tolerância, pregam a discriminação e a injuria.
Vai haver o dia em que o joio será separado do trigo. Haverá uma surpresa imensa ao se perceber que não são os homosexuais o joio, necessariamente.
Saí do Curso, numa noite chuvosa, desejando gritar..." Ser gay não é pecado, ser lésbica não é pecado, ser travesti não é pecado, ser transexual não é pecado. Pecado é errar o alvo do amor, pecado é não levar uma vida digna e reta, pecado é usar do nome de Deus em vão e em seu nome pregar a mentira e a calúnia.
Só me resta dizer: "Pastor(?), o Deus que eu sirvo, certamente não é o Deus que você serve e, como diz minha amiga Maite Schneider...DEUS ME AMA COMO SOU E UM DIA VAI AMAR VOCÊ TAMBÉM.

Um comentário:

Rev. Marcio Retamero disse...

Diante de manifestações como essa que você nos conta, jamais devemos nos calar!
Devemos fazer o que você fez: admoestar, dizer a verdade, doa a quem doer e não baixar cabeça pra ninguém.
Essas pessoas deturpam as Escrituras ao seu bel prazer; selecionam somente o que lhes interessa e fazem disso totens para adoração deles. Isso é idolatria e idolatria é errar o alvo, é pecado.
Diante de Deus todos e todas somos pecadores, não há ser humano que pode bater no peito e dizer "não peco!"
Chega das mentiras dos homofóbicos fundamentalistas acerca do Senhor!
Chega de gente que não sabe a amar e veste máscara de cristão.
Cehga de engolir mentiras quietos, como bichinhos bem adestrados.
O que Jesus no falou devemos proclamar dos altos dos telhados conforme lemos no Evangelho de Mateus, no capítulo 10.
Eles querem liberdade de expressão? Nós também! E a Constituição Cidadã de 88 garante a todo isso! Contudo, numa real democracia, a liberdade de expressão exige responsabilidade. Somos responsáveis diante de Deus, dos homens e mulheres e das nossas leis por tudo o que falamos e fazemos.
O que os evangélicos fundamentalistas querem é o direito de agredir. E tudo isso, em nome de Deus.
Que o Senhor abençõe e ilumine o Congresso Nacional. Criminalização da Homofobia Já!