segunda-feira, 23 de junho de 2008

S. LUCAS 18.9-14

O FARISEU E O PUBLICANO:O ENCONTRO DA LEI E DA GRAÇA


O Evangelho de hoje nos afirma que Deus, conforme nos ensina o Apóstolo Paulo em sua Primeira Carta aos Coríntios: “escolheu as cousas loucas do mundo para envergonhar os sábios, e escolheu as cousas fracas do mundo para envergonhar os fortes; e Deus escolheu as cousas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são; a fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus” (1ª.Co 1.27-29).

A parábola do Fariseu e do Publicano é um dos muitos exemplos da verdade transmitida por Paulo aos Coríntios. Fariseu e Publicano são como água e óleo! O primeiro é reto, é religioso, é praticante e observador da Torah (tanto a escrita quanto a oral). O segundo é um agente de opressão das forças romanas que no contexto ocupavam a Palestina. O Publicano era o exemplo máximo de ladrão, de desonesto, de traidor.

S. Lucas nos diz o endereço dessa parábola contada por Jesus: “propôs também esta parábola a alguns que confiavam em si mesmos por se considerarem justos, e desprezavam os outros” (vers. 9). Esta parábola é endereçada aos indivíduos que se garantem nas obras que fazem. É destinada aos que confiam apenas em si mesmos e nas coisas que fazem, ainda que sejam boas e edificantes; mas que, por serem tão bons, tão dignos, tão honestos, tão padrões, tão zelosos dos mandamentos que até mesmo fazem além do que eles pedem; **menosprezam**, excluem, rejeitam, desconsideram, aqueles e aquelas considerados sujos, indignos, pecadores, ladrões, marginais.

Eu conheço gente assim e tenho certeza que você também conhece! Pessoas extremamente religiosas, não fingidas, que realmente são exemplos de conduta. Bons pais, bons maridos, boas esposas, bons filhos e filhas, bons irmãos e irmãs. São praticantes de obras de misericórdia, visitam órfãos e viúvas, distribuem cestas básicas, são dizimistas assíduos, trabalham arduamente na Obra, cantam no coral, são professores na Escola Dominical, ou seja, pessoas exemplos de conduta social e religiosa! MAS, essas mesmas pessoas que podem ser consideradas exemplos de fidelidade e de boas obras, desprezam, rejeitam, tratam mal, excluem, os que não lêem em suas cartilhas, os que são considerados por elas como sujos e pecadores, como marginais, como lodo e lama da terra.

O Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, D. Eusébio Oscar Sheid, SCJ, numa declaração à imprensa disse acerca dos homossexuais: “são pessoas indignas; se é que podem ser considerados gente”. Um outro prelado, também um “príncipe” da Igreja de Roma, brasileiro, declarou: “homossexualismo (sic) não pode ser nem mesmo considerado uma cachorrada, porque isso fere à dignidade dos cachorros”. São homens da Igreja! São homens que proclamam o “evangelho”, são homens que são considerados exemplos de fé e vida, e, que no entanto, menosprezam pecadores, os marginalizam, os excluem, os coloca abaixo de animais e até mesmo desconsideram sua condição humana!

O Pastor da Assembléia de Deus, Silas Malafaia, apresentador de um dos programas “evangelísticos” mais vistos no Brasil, o “Vitória em Cristo”, há menos de dois meses atrás declarou em canal aberto de televisão: “se a prostituta deixa de ser prostituta; se o cheirador de cocaína deixa de cheirar, o homossexual também pode deixar de ser homossexual” – baseado em pseudo teorias “científicas”, o Pastor destilou o fel que carrega em seu fígado e, pensando com os intestinos, desatou a desacatar, humilhar e menosprezar gays e lésbicas brasileiros, cidadãos e cidadãs como ele! Este pastor está empenhado numa verdadeira cruzada (medieval) contra a aprovação do PCL 122, que tramita no Congresso Nacional Brasileiro, conhecido também como a Lei Contra a Homofobia. Os “cristãos” estão chamando o PCL 122 de “Lei da Mordaça Gay”, trazendo confusão, mentiras e velhacarias contra a comunidade LGBTT brasileira, fomentando mais preconceito, mais homofobia, mais desprezo aos que já são por demais oprimidos por uma sociedade hipócrita, injusta e perversa! A Igreja Romana, desde o episódio ocorrido no estado da Paraíba (religiosos espalharam outdoors pela cidade de João Pessoa condenando gays), se aliou ao de mais retrógrado e perverso no meio religioso “evangélico”, fazendo coro de uma só voz com esses, contra os LGBTT’s.

Fazem esse alarde todo porque se consideram porta-vozes das “verdade” (segundo eles) “bíblicas”. São os porta-vozes de Deus. Os arautos divinos (pretensão e água benta cada um pode ter quanto quer) neste mundo! Engraçado que de tão míopes e cegos, de tão hipócritas fariseus, de tão sepulcros caiados, escolhem e selecionam apenas alguns textos das Escrituras Sagradas, de acordo com as conveniências deles, e esquecem outros como esse aqui de Primeira Tessalonicences, capítulo 02, versículos 14 e 15: “Tanto é assim, irmãos, que vos tornastes imitadores das igrejas de Deus existentes na JUDÉIA, em Cristo Jesus; porque também padecestes, da parte dos vossos patrícios, as mesmas cousas que eles por sua vez sofreram dos JUDEUS, OS QUAIS NÃO SOMENTE MATARAM O SENHOR JESUS E OS PROFETAS, como também nos perseguiram, e não agradam a Deus, E SÃO ADVERSÁRIOS DE TODOS OS HOMENS...”

Não é interessante que essa gente gaste dízimos e ofertas do povo para oprimirem ainda mais os gays e as lésbicas deste país, tirando textos bíblicos dos seus contextos para terem pretextos de opressão enquanto que ignoram cientemente outras passagens das Escrituras como essa acima transcrita? Por que eles não levantam cartazes e outdoors nas capitais dizendo: “Os judeus mataram Jesus porque a Bíblia assim o diz”? Por que eles não perseguem como fazem com os LGBTT’s, os judeus, já que segundo o Novo Testamento diz claramente que são esses os culpados (?) pela morte do Senhor?

Porque eles sabem que se fizerem isso vão responder a processo judicial, vão parar na cadeia e vão ter que pagar fiança para de lá saírem! E por que eles não podem manifestar seu ódio e seu desprezo aos judeus, como também aos negros? Porque são seres humanos protegidos por leis específicas! O que é muito justo, uma vez que os judeus enquanto povo não são culpados de coisa nenhuma, muito pelo contrário, são excluídos e perseguidos por séculos de História bem como o povo negro! E por serem excluídos e perseguidos, são alvos de leis específicas que os protegem de más pessoas, de odiosas pessoas, que fazem deles alvos de discriminação!

Como não podem destilar o fel e o veneno que trazem na alma com todos, escolheram a bola da vez: os gays! Por isso, mas não apenas por isso, tramita no Congresso o Projeto 122, para proteger pessoas humanas do ódio, da fobia, do fel.

Esses homens e mulheres não sabem nada acerca das Escrituras Sagradas (ainda que tenham diplomas de Teologia) e nada sabem acerca da Maravilhosa Graça de Nosso Senhor Jesus Cristo!

Se lessem a Bíblia sem as viseiras que trazem em seus olhos, quais eqüinos, leriam o mesmo texto que acabamos de ler e enxergariam quão grande é sua cegueira e que estão em caminhos maus e em laços de iniqüidade! São eles os fariseus de hoje, iguais aos fariseus de ontem. Oram do mesmo jeito que eles, se comportam com menosprezo aos demais da mesma maneira que os de outrora. Se acham mais santos, mais bonitos espiritualmente, mais retos moralmente que os demais! E por isso, atacam seus iguais, seres criados à imagem e semelhança de Deus, dignos de serem, como eles são, cidadãos e cidadãs, livres!

Disse Jesus em sua parábola que esses que confiam em si mesmos e suas obras diante de Deus, oram, mas suas orações não passa do teto do recinto onde estão, oram de “si para si mesmos” (vers. 11). Voltam para casa sem justificação, sem respostas às suas orações, sem edificação espiritual. Infrutíferos, só sabem mostrar o que fazem da cara pra fora! Erguem grandes templos, vestem as melhores roupas sejam de grifes no caso dos “pastores”, seja o melhor paramento no caso dos sacerdotes romanos, mas que são verdadeiros sepulcros caiados! Lindos por fora, mas cheios de podridão na alma e no coração!

Esses voltam sem justificação! Esses vivem se auto-enganando e enganando os outros e grande será a ruínas deles! Seus caminhos parecem direitos, mas o fim deles é a morte! Matam com a língua e com as atitudes, conforme nos ensina o Apóstolo Tiago, milhares de seres humanos, de publicanos, que eles menosprezam! Que Deus em Sua Graça e Infinita Misericórdia, tenha compaixão deles e os converta! Os alcance com a Irresistível Graça, para tornarem-se verdadeiros discípulos do Senhor Jesus!

E glória a Deus por nós, os publicanos de hoje! Os menosprezados, os excluídos, os marginalizados, os pecadores! Nós sabemos quem somos e o que somos! Sabemos que somos alvo dessa Maravilhosa Graça que nos alcança gratuitamente através de Cristo Jesus! Não somos dignos! Nenhum ser humano é! Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus! Mas aprouve ao Senhor garantir nossa redenção, não por nossos méritos, verdadeiros trapos de imundície, mas pelo Sangue Remidor de Seu Único Filho, Jesus Cristo, que na Cruz do Calvário nos reconciliou com o Pai, rasgando de uma vez por todas a dívida, a letra que nos era contrária!

Louvado seja para sempre o Nome que é sobre todo Nome, o Poderoso Nome de Jesus Cristo Nosso Senhor e Salvador, que se nos achegou a nós através de Sua Cruz, e que nos justifica diante do Trono do Senhor!

Oremos irmãos e irmãs, todos os dias, diante do Senhor, com a humildade deste publicano da parábola, não confiando em nós mesmos e em nosso méritos, trapos de imundície, mas confiando sempre na Maravilhosa Graça do Senhor! Oremos sempre: “Ó Deus, sê propício a mim, pecador!” Jamais confiemos em nós mesmos, em nossa “bondade”, em nossos vãos caminhos! Mas confiemos sempre na Graça do Senhor, ela é maior que a Vida!

Fazendo assim, seremos como aquele publicano, voltaremos para nossas casas justificados pelo Senhor Jesus. Fazendo assim jamais esqueceremos desta verdade: “todo o que se exalta será humilhado; mas o que se humilha, será exaltado”. Humilhai-vos, pois, amados irmãos e irmãs, sob a Poderosa Mão do Senhor, para que a seu tempo, Ele (e não nós mesmos) vos exalte! Amém! Que assim seja!

SOLI DEO GLORIA!

+ Rev. Marcio Retamero

2 comentários:

Otavio disse...

Graças a Deus por que não somos como o Fariseu? Intolerante, tumulo caiado, etc, etc...
Intolerância tem duas vias, concordo que a Bíblia fala mais sobre a misericórdia de Deus do que sobre condenação.
A Bíblia fala de perdão a todos que arrependidos se voltam para a graça.
Em Lucas 13.1 a 9 encontramos também a história dos homens que morreram na obra da torre de Siloé e de galileus que haviam sido mortos e tiveram o sangue misturados aos sacrifícios do templo.
Jesus finalmente pergunta, vocês acham que estes eram mais pecadores do que aqueles? Eu vos declaro, se não se arrependerem, tanto estes como aqueles perecerão.
A graça é estendida a todos que se arrependem, seja lá qual for o pecado. Se farisaísmo, se prostituição, se roubo, mentira, falcatruas, adultérios, não importa qual o tipo ou intensidade do pecado. Jesus adverte: Arrependam-se.
Existem passagens que afirmam sobre o pecado do homosexualismo (Rm 1, Lv 18.22, Ap 21.8), normalmente em lista abrangendo os mentiroso, covardes, e vários outros pecados. A advertência vem do mesmo apóstolo Paulo. Arrependam-se, pois quem pratica tais atos não herdará o reino.
A intolerância gera violência e mais intolerância, a tolerância e o amor gera misericórdia e paz.
Que Deus abençoe a todos os pecadores, para que creiam no Nome e se arrependam e vivam vidas transformadas, onde o "Eu" seja lá de qual preferência sexual for, venha a se abster dos prazeres carnais contrários ao espírito e que o "Eu" morra, e Cristo viva em cada um.
Que o arrependimento, a humildade e a modéstia seja a tônica de qualquer discussão sobre o tema controverso da homofobia e da lei citada.
Por mim, que a Lei seja a provada, continuarei a pregar o que a Bíblia prega, se for contra uma lei federal do meu país arcarei com o preço. Mas que os exageros sejam contidos por ambos os lados.
Discussão sem amor não vale a pena. Por isto, com todo o amor cristão posso dizer: Graça barata, isto é, sem arrependimento e consequente mudança de vida não existe.
Quem quiser enganar a si mesmo tudo bem, continue, mas, não oculte de seus amigos os perigos da vida sem Cristo, e isto inclui, pessoas que vão a Igrejas, se batizaram, mas não querem mudar. Não se esforçam para deixar o pecado.
Este caminho sem "Tomar a sua cruz" não é o caminho estreito, não levará a salvação.
Alerta: A Bíblia condena o pecado, não há soluçõa para o pecado a não ser Jesus. "Arrepemda-se e cada um seja batizado em Nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e receberei o dom do Espírito Santo."At 2.37.
Diga não aos religiosos intolerantes, aos mordases ataques de homens insensatos, mas não menospreze a Palavra de Deus, filtre, julgue, analise.

Unknown disse...

Tudo me é permitido, mas nem tudo convém. Tudo me é permitido, mas eu não deixarei que nada me domine. 1 Corintios 6:12. Paulo está a respeito do livre arbítrio, quer dizer que todas as pessoas, seja cristãos, católicos, ou outra religião qualquer, tem a liberdade de fazer o que achar de sua própria vida, acontece que Paulo escolheu ser fiel a Deus através da obediência à sua Palavra, quando disse a que não deixará que o pecado lhe dominasse.
O importante para Deus é que todos sejam nascidos de novo, tornando-se uma nova criatura, e que seus nomes estejam escritos no livro da vida, leia em Apocalipse 20.15. Deus abençoe a todos!